Blackout Europeu: A humanidade na escuridão.
Nesta segunda-feira (28), partes da Península Ibérica sofreram um dos maiores blackouts da Europa nas últimas décadas, que durou mais de 12 horas. Mas quais foram os impactos negativos e positivos desse incidente?
O que realmente aconteceu?
Por volta de 12h30 em Madri e às 11h30 em Lisboa aconteceu o grande apagão, no qual o consumo de energia na Espanha passou de 25.184 para 12.442 megawatts (MW) em apenas alguns minutos. Ainda não se sabe qual foi a causa do apagão. O Primeiro-Ministro português culpou a Espanha pelo acontecido, o governo espanhol não se pronunciou sobre a fala. Já o Presidente espanhol Pedro Sánchez, nesta terça-feira (29), diz não descartar a possibilidade de um ataque cibernético e está sendo dirigida uma investigação separada para essa possibilidade, também afirmou, “O que aconteceu ontem não pode acontecer novamente”.
Quais foram os reais impactos?
Espanha: Foram registradas pelo menos 5 mortes, incluindo casos de intoxicação por monóxido de carbono devido ao uso inadequado de geradores e incêndios causados por velas. Mais de 25 pessoas ficaram feridas. Serviços essenciais, como hospitais, transportes públicos e telecomunicações, foram severamente afetados.
Portugal: Supermercados, farmácias e sistemas de pagamento eletrônico ficaram inoperantes. Hospitais recorreram a geradores, e o trânsito ficou caótico devido à falha nos semáforos. O governo declarou estado de emergência energética e solicitou uma auditoria da União Europeia aos sistemas elétricos afetados.
Humanos sendo humanos?
A chamada “energia vital” ou “humanos sendo humanos” que lotou a internet nesta última terça-feira (29), foi o fato de as pessoas se desconectarem da internet e redes sociais, e se reconctarem cara a cara, fazer simples atividades que eram substituídas pelos smartphones, como interpretar mapas, tentar atividades novas ao ar livre, socializar, aproveitar o sol, dançar e cantar e outras coisas que são tão especiais no nosso dia a dia. Atividades que por vezes são deixadas de lado por serem “de menor importância” nessa vida acelerada, voltaram a ter seu lugar, pelo menos nessas horas do apagão.
A frase “humanos sendo humanos” lotou os comentários e vídeos de quem redescobriu a beleza da simplicidade. É lindo ver os humanos e suas singularidades, aquilo que nos torna quem somos. E você, já foi humano hoje ou está apenas sobrevivendo a rotina corrida das cidades?
Aqui estão alguns vídeos de relatos de “humanos sendo humanos” que foram postados no Tik Tok: